Google corrige brecha de segurança do Gmail
Quarta-feira, 03 de outubro de 2007 - 20h42
SÃO PAULO – O Google corrigiu a falha que permitia a invasão de caixas postais no Gmail.
A exploração da falha consistia no seguinte. O usuário devia ser levado a navegar num site malicioso enquanto estivesse logado no Gmail. Mediante uma artimanha de leitura do cookie gravado pelo Gmail, o código existente no site implantava um filtro na caixa postal do usuário. O filtro encaminhava e-mails do usuário para um endereço controlado por hackers.
Agora, o Google fechou a brecha. Mas isso apenas significa que outros não serão vítimas do esquema. No entanto, resta uma lição de casa para os usuários. Eles precisam verificar sua lista de filtros do Gmail para ter certeza de que não tiveram sua caixa postal invadida. Em caso positivo, devem apagar o filtro nocivo.
Para quem usa o Google em português, essa verificação é feita da seguinte maneira. Clique em Configurações, no alto da página, à direita. Na tela seguinte, clique em Encaminhamento e POP. Na nova página, o mais comum é você encontrar ligada a opção Desativar Encaminhamento.
Além disso, clique no link Filtros para ver a lista de filtros existentes. Se você nunca criou um filtro – o que é mais provável –, a lista deve aparecer vazia.